Artigos

A importância da Cultura de Segurança do Trabalho nas Organizações

Qual é a importância da cultura de segurança do trabalho nas organizações? A cultura de segurança do trabalho é essencial para a gestão ocupacional de uma empresa, mas principalmente para prevenção de acidentes.


As leis relacionadas à segurança do trabalho nas empresas são bastante rígidas e o Ministério do Trabalho e Previdência podem aplicar multas e punições bem severas aos que não cumprem as medidas básicas de segurança. Afinal, são vidas humanas que estão em risco e os prejuízos com um acidente de trabalho são muito maiores que somente financeiros: além do trabalhador que perde a vida ou a saúde, sua família sofre, a reputação da empresa fica prejudicada e a confiança dos outros trabalhadores também é afetada.

Por esses motivos, gestores de empresas já estão percebendo que mais do que atender à legislação, a atenção à segurança do trabalho deve ser uma medida estratégica que visa o fortalecimento da equipe e consequentemente o crescimento sustentável da empresa.


O ideal é que a segurança do trabalho se torne algo natural, onde as pessoas possam ter a consciência de sua responsabilidade com sua segurança e dos outros. A Conscientização e a participação dos gestores nessa atitude é fundamental para o sucesso de uma cultura organizacional.


A cultura de segurança de uma organização representa as crenças, atitudes, normas e práticas de trabalho compartilhadas pelos trabalhadores e administração. Todo trabalhador desempenha um papel crítico na garantia da segurança de outros trabalhadores. 


Essa deve ser a prática em todas as empresas, ainda mais nas que possuem muitas fontes de risco, como construção civil, indústria, mineração, postos de gasolina, entre outros nichos.

Criar uma cultura de segurança no local de trabalho, requer uma abordagem de equipe e uma atitude proativa de todos para promover ambientes com condições seguras de trabalho.

 

Os programas de segurança do trabalho baseados em comportamentos objetivam garantir que todos na organização adotem as melhores práticas no local de trabalho. Porém, a definição e os objetivos da cultura de segurança podem ser específicos para cada tipo de negócio, ainda que existam certos elementos críticos que são comuns em todas a categorias. 


Para uma cultura de segurança do trabalho impecável, não se deve esquivar de fazer mudanças no sistema e sim de criar práticas que encorajem comportamentos seguros. O feedback dos trabalhadores em relação aos riscos e comportamentos inadequados é extremamente importante para se estabelecer o que são hábitos seguros. 


É preciso aprender com erros,  que oferecem oportunidades de aprendizado inestimáveis. E aumentando o engajamento dos trabalhadores, a identificação e o controle de riscos potenciais torna-se mais fácil e mais próxima de uma cultura de segurança do trabalho ideal.


A cultura de segurança deve ser discutida por todos os setores da organização, sempre. Os gestores, o que também inclui RH, diretoria, gerentes e supervisores deve liderar por exemplos, exibir constantemente comportamentos seguros e as melhores práticas no local de trabalho.


Estabelecer uma cultura de segurança do trabalho é um dos melhores investimentos a longo prazo que uma empresa pode fazer. 


Benefícios da cultura de segurança do trabalho



Não há dúvida de que as organizações com uma melhor cultura de segurança do trabalho são bem sucedidas na prevenção de acidentes, ferimentos e doenças no local de trabalho.


Conte com o SESI para apoia na sua organização nas questões relevantes de SST

Entre em contato!