Artigos

Gestão de SST como oportunidade de alavancagem de resultados

Atualmente a segurança e saúde no trabalho é um tema de fundamental importância para todas as empresas e organizações. Sem dúvida o principal motivo está relacionado com a integridade física e saúde de seus trabalhadores.

Nos dias de hoje não faz mais nenhum sentido a existência e sobrevivência de uma organização à custa da vida e da saúde das pessoas que nela trabalham. Por outro lado, as exigências legais, os requisitos dos clientes, o alto custo de uma gestão ineficiente de SST e a imagem da organização vem pressionando e influenciando as empresas a cuidares de forma responsável da segurança e saúde das pessoas.

Neste sentido quanto mais eficientes e eficazes forem os esforços e investimentos em SST melhores serão os seus resultados de modo a atender a todas estas demandas ao mesmo tempo.

Dito isto, nos deparamos com um grande desafio: como garantir bons resultados de segurança e saúde no trabalho na empresa? Como reduzir os riscos e diminuir ou eliminar as doenças ocupacionais? Como melhorar os controles operacionais? Onde devo investir primeiro para evitar acidentes? Quais os principais perigos da minha empresa que podem estar fora de controle? Como demonstrar para as diversas partes interessadas o compromisso e resultados de SST da empresa? Estamos atendendo as leis?

Geralmente estas perguntas assombram os acionistas, alta direção, lideranças e todos os trabalhadores de uma empresa. A sensação de insegurança no trabalho reduz a produtividade e a qualidade de vida do trabalhador. Então, qual a melhor forma de responder a estas perguntas?

A muito pouco tempo atrás cada empresa gerenciava a segurança e saúde no trabalho de forma intuitiva e em muitos casos desorganizadamente. A maioria das empresas independente do porte e grau de risco atendia aos requisitos do momento, ou seja, caso em uma semana específica houvesse um acidente com partes móveis, todos os esforços de SST da empresa se voltavam para este perigo, bem como todos os investimentos e ações de melhoria se tornavam urgentes.

Caso na semana seguinte houvesse um quase acidente com batida de veículos ou uma campanha publicitária sobre trânsito todos os esforços da organização se voltavam para o tema daquele momento.

Nesta forma de gestão muitas ações ficavam sem finalização e a empresa geria a segurança e saúde do trabalho como um “barco à deriva”, ou seja, na “direção das ondas e dos ventos”.

Esta forma de gestão é muito conhecida como: “apagar incêndio” e infelizmente os resultados de segurança e saúde no trabalho, no mundo e especialmente no Brasil são muito ruins com dados alarmantes de número de acidentes, perdas e danos causados aos trabalhadores, altos custos e doenças ocupacionais.

Obviamente seria necessário encontrar uma forma de gestão que alavancassem os resultados de SST, reduzindo os riscos e aumentando o nível de segurança em cada atividade e operação realizada pela organização.

Neste contexto surge a Norma ISO 45001:2018 que estabelece uma metodologia de gestão de segurança e saúde no trabalho com foco nas pessoas, buscando reduzir ou eliminar os acidentes e prevenir as doenças relacionadas ao trabalho.

O Sistema de Gestão em SST surge como um direcionador para todas as ações a serem executadas pela empresa. Em relação a seleção e contratação de fornecedores, a implementação de um sistema de gestão de SST baseada na ISO 45001 possibilita uma melhor avaliação da cultura e grau de maturidade de cada empresa em relação ao sistema de gestão.

O sistema de gestão em SST, baseado na ISO permite a uma organização desenvolver e implementar uma política e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre os riscos de SST.

O sucesso do sistema depende de todos os níveis e funções, especialmente da alta direção. O objetivo principal está relacionado com a melhoria do desempenho de SST e boas práticas de SST.

O sistema de gestão é baseado na metodologia do PDCA, um sistema simples, cíclico que privilegia a melhoria continua dentro de uma lógica de planejar o que deve ser realizado, executar conforme o planejamento, verificar o que foi implementado e agir para atuar no que não deu certo e fazer um novo planejamento na busca da melhoria continua.

Esta ferramenta pode ser utilizada tanto para o sistema como um todo, como para cada requisito em específico. Em cada uma das etapas do PDCA o sistema de gestão estabelece ferramentas e requisitos a serem desenvolvidos e implementados para alcançar os objetivos propostos.

A implementação e manutenção de um sistema de gestão em segurança e saúde é atualmente a melhor estratégia para alavancar os resultados de SST da empresa. O Sesi possui uma vasta experiência em gestão de SST. Procure a unidade do Sesi mais perto de você e solicite uma proposta para elaboração e implantação do sistema de gestão de segurança e saúde na sua empresa.

Entre em contato.