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Importância da Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Por que fazer?

A implantação da gestão em SST constitui no processo de planejar, organizar e controlar recursos (humanos, infraestrutura, insumos, financeiros) focado na realização de objetivo. Desta forma, a gestão de SST contemplará uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na organização, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.


Como uma empresa que apresenta baixo desempenho das ações de SST pode iniciar um processo de mudança deste cenário? Inicialmente deve-se realizar um levantamento para saber as condições em que a organização se encontra. Esta fase inicial, normalmente chama-se fase de diagnóstico de gestão de SST, que na verdade se constitui como uma espécie de auditoria inicial.


O diagnóstico de Gestão de SST é uma metodologia de avaliação que possibilita uma análise aprofundada das principais áreas de gestão de SST da organização.


Com um entendimento mais profundo da organização, é possível priorizar ações de SST para resolver problemas de maneira prática, implementar o sistema de gestão de forma direcionada para o que realmente importa, sem gastar tempo e recursos com itens pouco relevantes.


O diagnóstico também considerado como análise crítica inicial do SGSST (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho) é uma maneira de retratar a atual situação da gestão da saúde e segurança do trabalho existente na empresa e de comparar a atual gestão de SST da organização com os requisitos ISO 45001 (incluindo requisitos legais ou outros aplicáveis), a fim de determinar a extensão na qual esses requisitos estão sendo atendidos.


Esta análise orientará a organização na formulação de planos para a implementação e priorização de melhorias para o sistema de gestão da SST.


Esta análise crítica inicial deve contemplar no mínimo a verificação dos seguintes itens:

  • Organograma da empresa;

  • Fluxograma do processo produtivo;

  • Identificação dos perigos de SST e avaliação dos riscos enfrentados pela organização: Quando já existirem processos de identificação de perigos e de avaliação de riscos, convém que eles sejam analisados criticamente quanto à sua adequação em relação aos requisitos da ISO 45001;

  • Requisitos legais e outros: Avaliar a existência e implementação de programas legais obrigatórios, como por exemplo, PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e de outros itens legais obrigatórios;

  • Política de SST;

  • Objetivos, metas e programas de SST;

  • Matriz de responsabilidades e competência;

  • Programa de treinamento e capacitações;

  • Avaliações (inspeções) da SST;

  • Provisão de recursos para a área de SST;

  • Medidas de controles para gerenciamento dos riscos;

  • Grau de consciência dos trabalhadores;

  • Participação dos trabalhadores nas questões de SST;

  • Desempenho de SST, indicadores de gestão de SST (proativos e reativos);

  • Exame dos sistemas, práticas, processos e procedimentos existentes;

  • Avaliação das condições de segurança do ambiente de trabalho;

  • Avaliações das iniciativas de melhoria da SST;

  • Avaliação do feedback de investigações de incidentes, doenças relacionadas ao trabalho, acidentes e emergências anteriores.

  • Formas de comunicação adotadas;

  • Outros sistemas de gestão que a empresa possui e recursos disponíveis;

  • Dentre outros requisitos.

Benefícios de Elaborar um Diagnóstico de Gestão de SST


Os principais benefícios e resultados que uma organização obterá ao elaborar o diagnóstico de gestão de SST serão:

  • Entender quais áreas são as mais prioritárias para a SST – cada empresa tem áreas mais importantes e, dependendo dessa importância, deve criar planos de ação e estratégias baseadas no que for mais prioritário.

  • Comparar o seu desempenho atual – normalmente existem duas comparações muito úteis, com o seu desempenho mínimo recomendado e com o mínimo desejado. Entender cada um desses níveis pode direcionar o que necessita de mais atenção e o que pode esperar um pouco mais.

  • Conhecer o grau de maturidade da sua empresa – entender se a organização está em um nível muito básico da gestão em SST ou se já está madura o suficiente para buscar novos e desafiadores objetivos. Esse entendimento pode ajudar muito no estabelecimento de estratégias e propósito da empresa.

  • Entender o que é necessário realizar e quais os locais – apenas ter conhecimento sobre o desempenho geral de gestão de SST pode não ser suficiente, mas com o diagnóstico é possível saber exatamente o que a organização atende de maneira total e eficaz, de forma parcial e o que não atende, além disto consegue-se também perceber os pontos de fragilidade e o que a empresa está deixando de realizar para chegar em um novo patamar de gestão.

Quem Deve Elaborar um Diagnóstico de Gestão de SST


O diagnóstico deve ser realizado por profissional do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa (caso exista) ou através de consultoria externa especializada.


Como podemos te ajudar?


O SESI é uma organização que sempre pautou seus serviços com foco na melhoria e adequações dos ambientes de trabalho. Sendo uma empresa especializada em consultoria e treinamento de SST, o SESI se qualifica como melhor opção para te ajudar a desenvolver um programa robusto, de baixo custo e que atenda aos requisitos legais e as exigências atuais das Normas de Gestão de SST e ISO 45001:2018.


O Sesi possui algumas formas de te ajudar neste processo a saber:

  • Capacitação, orientação e consultoria técnica especializada para elaboração do Diagnóstico de Gestão de SST.

  • Capacitação, orientação e consultoria técnica especializada para elaboração do Plano de Ação para Implantação do SGSST.

  • Capacitação, orientação e consultoria técnica especializada para elaboração do Plano para Gerenciamento dos Fatores Críticos do SGSST.

  • Capacitação, orientação e consultoria técnica especializada para definição do perfil dos responsáveis pela implementação do SGSST, ou seja, o Comitê Gestor do SGSST.

  • Capacitação, orientação e consultoria técnica especializada para envolvimento dos trabalhadores na implementação do Plano de Ação do SGSST.

  • Elaboração do Diagnóstico de Gestão de SST.

  • Elaboração do Plano de Ação para Implantação do SGSST.

  • Elaboração do Plano para Gerenciamento dos Fatores Críticos do SGSST.

  • Apresentação do Diagnóstico e dos Planos de Gestão de SST para a alta direção e Comitê Gestor.

Procure a unidade do SESI mais perto de você e solicite uma proposta para desenvolvimento do Diagnóstico de SST, do Plano de implementação da SGSST e do Plano para Gerenciamento dos Fatores Críticos do SGSST da sua organização.


Mas lembre-se: o diagnóstico não substitui a implementação de uma abordagem sistemática estruturada para a identificação de perigos, a avaliação de riscos e a determinação de controles, mas fornece entradas adicionais ao planejamento desses processos.


Entre em contato. Temos soluções em SST para eu negócio.