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Como fazer a comunicação interna das informações relevantes do Sistema de Gestão de SST da empresa

Para uma eficiente comunicação em um sistema de gestão de SST é necessário falar da empresa e do sistema para os trabalhadores, bem como estabelecer sistemas de recebimento e consulta dos trabalhadores para com a empresa.


A comunicação interna deve ocorrer entre vários níveis e funções da organização, e deve ser realizada com terceirizados e outros visitantes no local de trabalho. 


A comunicação dos trabalhadores para com a empresa é denominada de participação e consulta, e ocorre por meio de: 



É fundamental a consulta aos terceirizados quando existirem mudanças que afetem sua segurança e saúde no trabalho. 


Quanto maior o número e mais precisas forem as informações de Segurança e Saúde no Trabalho comunicadas, maior será o envolvimento e participação dos trabalhadores no desenvolvimento e implementação do sistema de gestão em SST.


Lembrando que a implementação do sistema requer a participação efetiva de todos os trabalhadores da organização, incluindo terceirizados. 


As principais informações a serem divulgadas são: 



Para cada uma das comunicações recomenda-se que seja definido um processo explicito para garantir que a mensagem chegue e seja acimilada pelos trabalhadores, de acordo com a cultura e modelos de gestão da organização.


Determinadas informações como acidentes graves, resultados muito bons ou muito ruins da gestão de SST, mudanças drásticas de políticas e de gestão da organização devem ser tratadas de forma diferenciada.


Nesses casos, reuniões gerais, ou específicas por grupos com a alta direção da organização ou com os gestores de SST podem ser necessárias.


Caso empresa terceirizada já tenha um sistema de comunicação efetivo, o mesmo deverá ser utilizado. Do contrário, a empresa contratante deverá desenvolver um sistema de comunicação adequada com os mesmos.


Os visitantes também devem ser comunicados dos perigos e riscos relacionados com a sua visita, bem como os controles de SST e cuidados necessários em prol de uma visita segura e tranquila.


É fundamental informar aos visitantes também os procedimentos a serem adotados em caso de emergência, inclusive, sobre os sistemas de comunicação tais como alarmes (e respectivos códigos), ramais de emergência, brigada, equipes de evasão, pontos de encontro, dentre outros.


Porém, os principais interessados na gestão de SST de uma organização são seus trabalhadores, visto que sofrem influência direta sobre os danos e doenças ocupacionais relacionadas.


Os mesmos detêm também o maior conhecimento sobre os detalhes das atividades e operações, incluindo os perigos e riscos relacionados.


Quanto maior for a participação dos trabalhadores nas questões relacionadas a segurança e saúde no trabalho, especialmente na definição dos controles operacionais e nas sugestões de melhoria das proteções e salvaguardas, melhores serão os resultados de SST.


Caso a empresa tenha CIPAT ou designado da CIPAT o mesmo é o representante da empresa nos assuntos relacionados a SST e todos os trabalhadores devem ser informados sobre as funções e responsabilidades. Se não houver esta situação na empresa, a alta direção da organização deverá designar um responsável pelas questões de segurança da organização, que possa ser o interlocutor entre os empregados e a empresa.


É importante lembrar que, independente do propósito de uma organização, é fundamental que o balanço entre os ganhos e prejuízos que uma empresa gera para a sociedade sejam sempre positivos e o maior possível. Neste contexto é fundamental que a empresa reduza seus riscos de SST.


Como o SESI pode ajudar?


O SESI é uma organização especializada em Segurança e Saúde no Trabalho e possui em seu quadro profissionais especializados em sistema de gestão de SST. Procure a unidade do SESI Bahia mais perto de você e solicite uma proposta. Entre em contato.