Avaliações Quantitativas Agentes Ambientais

O motivo pelo qual a Segurança e Saúde do Trabalho faz parte do portfólio de soluções do Serviço Social da Indústria (SESI DR Bahia) é o impacto que essa área tem no bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores e, consequentemente, na produtividade das empresas brasileiras.


Para efetivamente reduzir os inaceitáveis índices de acidentes e doenças do trabalho no País, é preciso agir com competência técnica e de maneira regular em cada ambiente laboral onde existam perigos.


E para a caracterização de um ambiente de trabalho é necessário identificar os perigos existentes no local e avaliar os riscos ocupacionais. Logo, a caracterização de um ambiente laboral está compreendida pela higiene ocupacional.


E o que é Higiene Ocupacional?


Podemos dizer que Higiene Ocupacional é a ciência e a arte dedicada ao estudo e ao gerenciamento das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos, por meio de ações de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das condições e locais de trabalho, visando à preservação da saúde e bem-estar dos trabalhadores, considerando ainda o meio ambiente e a comunidade.

 

Avaliações Quantitativas Agentes Ambientais


É através da caracterização de um ambiente de trabalho que iniciamos o processo de identificação dos agentes de perigos existentes nos ambientes de trabalho, pois permite avaliarmos as atividades exercidas pelos trabalhadores, identificarmos o tipo de risco e a forma como agente se comporta, seus limites e possíveis efeitos. Logo, a caracterização de um ambiente laboral está compreendida pela higiene ocupacional.

 

É obrigatória a realização de avaliações quantitativas dos agentes ambientais?


Sim, a obrigatoriedade existe. A norma regulamentadora que aborda sobre as avaliações dos riscos ambientais (agentes físicos e químicos) é a NR 09.


De acordo com a norma, a avaliação quantitativa das exposições ocupacionais aos agentes físicos e químicos, quando necessária, deverá ser realizada para:

4. Subsidiar a priorização das medidas de prevenção e controle.

5. Auxiliar no desenvolvimento de soluções técnicas para resolução dos problemas identificados após a realização da avaliação;

6. Atender a legislação

E quais os benefícios da realização das avaliações quantitativas?


A avaliação quantitativa de agentes ambientais permite identificar a concentração ou a intensidade dos agentes mensuráveis. Com isso, além do cumprimento legal, a empresa terá condições de realizar a gestão dos controles de forma coerente, otimizando os custos com os investimentos em segurança e saúde do trabalho.


Não deixe de considerar todas as especificidades da NR-09 e evite ações judiciais, pagamento de multas e indenizações por descumprimento legal na sua empresa. Invista em uma avaliação quantitativa de agentes ambientais.


A realização coerente das avaliações quantitativas garante adequação do Programa de Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais (PGR), mantendo a empresa em conformidade com a NR-01, além de subsidiar, a partir dos resultados das avaliações quantitativas realizadas nos GES,  na elaboração do Laudo Técnico das Condições do Trabalho (LTCAT), que permitirá a geração confiável dos dados a serem enviados para o ambiente do eSocial.


Esta etapa da higiene ocupacional é extremamente importante e que deve ser realizada por profissionais qualificados e legalmente habilitados, com conhecimento técnico para a operação dos equipamentos e instrumentos de medição e para a condução do processo de avaliação nos ambientes de trabalho.


O SESI SST dispõe de um parque de equipamentos medições intrinsicamente seguros, modernos e adequados às avaliações quantitativas dos agentes de riscos ocupacionais, além de seguir todas as medidas normativas de calibração.


Para contar com a equipe especializada do SESI SST, entre em contato com nosso time comercial agora mesmo! Contrate e aproveite todos os benefícios da Avaliações Quantitativas Agentes Ambientais.