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Plano de Atendimento à Emergência

Uma Emergência dentro de qualquer empresa é quando há uma situação crítica ou algo iminente, que pode ocorrer em situações provenientes de acidentes, falhas operacionais e administrativas, de manutenção, de projeto e de elementos ou riscos naturais, com probabilidade e potencialidade de riscos capazes de lesionar pessoas.


As situações de emergências são sempre indesejáveis e algumas delas podem lesionar um grande número de pessoas ao mesmo tempo. No sistema de gestão de SST o primeiro esforço para gerir as situações de emergência é evitar que os cenários ocorram. Entretanto, infelizmente, em alguns casos isto não é possível e a organização deve estar preparada para responder a estas situações.

O primeiro passo para gerir as emergências é identificar os cenários de emergência. Como exemplo tem-se os incêndios, as explosões, os vazamentos de produtos químicos tóxicos, dentre outros. Estes cenários devem ser identificados de forma específica.


Após a identificação destes cenários é necessário avaliar quais as ações, medidas ou projetos podem ser implementados para evitar os cenários. Sugere-se a realização de uma análise de riscos dos Processos para a identificação destas situações.


Uma das técnicas de análise de riscos é a APR. A APR é uma metodologia específica de análise de risco direcionada para os cenários de emergência. Na preparação e resposta para atendimento e resposta a emergência tem-se o seguinte fluxo de preparação:

-Preparação para atendimento

-Atendimento a emergência

-Ações pós emergência

-Simulado de emergência

Organizações, geralmente, possuem em suas atividades cenários relacionados a eventos de emergência. Estes cenários estão relacionados com as atividades especificas dos serviços ou contratos executados pela empresa.


Quando estes cenários estão relacionados com eventos que podem ocorrer nas instalações de uma contratada, ela precisa estar preparada para prevenir e atender tais situações de modo a minimizar possíveis danos e acidentes com os seus trabalhadores.


De acordo com a norma NR 01, a organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos de respostas aos cenários de emergências, de acordo com os riscos, as características e as circunstâncias das atividades.


O SESI possui uma vasta experiência em SST e uma equipe diversificada e especializada em diversas áreas do conhecimento capaz de dar suporte a sua empresa em todo o processo de preparação e atendimento a emergência.

A equipe do SESI SST está preparada tanto para elaborar, como implementar os processos de preparação e atendimento emergência, garantindo que sua empresa estará preparada para atuar em uma situação indesejável. O SESI atende a todas os requisitos legais e Normas Regulamentadoras na elaboração dos programas e procedimentos.


Entre em contato com a nossa equipe solicite uma proposta para elaboração e implementação dos procedimentos e planos de atendimento a emergência.