Artigos

PGR e o Trabalho Seguro

De acordo com a norma regulamentadora nº 01 (NR 01), as organizações devem implementar, por estabelecimento, o gerenciamento de riscos ocupacionais em todas as suas atividades. 


O gerenciamento dos riscos ocupacionais deve contemplar a gestão dos diversos perigos que impactam as atividades desenvolvidas pelas organizações. Tais perigos podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou de acidentes/mecânicos. Estes perigos se não identificados e monitorados corretamente podem ocasionar acidentes e doenças ligados ao trabalho. 


Logo, o objetivo principal do gerenciamento de riscos ocupacionais é o de evitar que acidentes e doenças ocorram nas organizações, mantendo os ambientes de trabalho sempre seguros e sob controle.


Por isso, deve-se fazer um gerenciamento dos riscos ocupacionais buscando a melhoria contínua dos processos, utilizando técnicas e ferramentas apropriadas à realidade da organização e sempre buscando o atendimento legal.


A implantação do gerenciamento de riscos ocupacionais é de responsabilidade do empregador. É um processo contínuo e que envolve um conjunto de etapas que, segundo a NR 01, estão ligadas a identificação de perigos, a avaliação de riscos e a determinação de controles.


O correto reconhecimento dos perigos nos ambientes de trabalho é decisivo para que o gerenciamento dos riscos ocupacionais tenha resultados eficazes, proporcionando a melhoria dos processos e a garantia da saúde e da integridade física dos trabalhadores.


Como forma de materializar o processo de gerenciamento dos riscos ocupacionais da empresa, é obrigatória a elaboração do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) que deve ser implementado por estabelecimento e manter uma estrutura mínima formado pelos documentos de inventário de riscos e plano de ação.


O objetivo do PGR é a consolidação de informações para a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores nos ambientes de trabalho, sob a responsabilidade do empregador e com a participação dos trabalhadores, respeitando o disposto nas normas regulamentadoras.


O sucesso do gerenciamento de riscos ocupacionais irá proporcionar uma série de vantagens para as empresas, como a criação de um ambiente de trabalho saudável e o aumento da motivação ao trabalho.


Conte com o SESI para elaborar o PGR da sua empresa!