A pandemia da COVID-19 foi um baque para as pequenas empresas. Todas as empresas foram pegas de surpresa e enquanto buscavam formas para sobreviverem economicamente, elas também viviam grandes desafios no que diz respeito à Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Embora algumas ações de SST tivessem sido prorrogadas por conta da pandemia, as empresas não só tiveram que se preocupar com os riscos de transmissão no ambiente de trabalho, mas também, viveram a expectativa das novas NRs e a entrada dos arquivos de SST no eSocial.
Atualmente, as normas regulamentadoras estão passando por um processo de revisão e adequação à norma NR 01. E é importante destacar que, com o início do processo de envio dos eventos de SST ao eSocial é fundamental que as pequenas empresas possam estar preparadas, com a documentação em dia, para evitarem pendências no período de envio das informações pelo eSocial.
Pensando em apoiar as empresas do setor industrial na retomada das ações de Saúde e Segurança, que o SESI-BA desenvolveu o serviço de Inspeção técnica do cumprimento legal das normas de SST. Com foco no atendimento legal das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, o SESI-BA envia um profissional técnico, que vai preencher um checklist junto com o responsável da empresa, para verificar os principais pontos de atendimento legal das NRs.
Nessa ação, o profissional verifica se a empresa tem todos os laudos atualizados, mapeia quais itens básicos e gerais relacionados à legislação vigente em SST ainda não foram atendidos pela empresa e, a partir daí recomenda ações para o atendimento legal dos itens avaliados, apoiando assim, a empresa no planejamento de Saúde e Segurança do Trabalho.
Se sua empresa ainda não utiliza esse recurso para cumprimento legal das normas de SST, você precisa entrar em contato com nosso time comercial agora mesmo e aproveitar todos os benefícios que o serviço de Inspeção Técnica oferece!