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Auditoria do Sistema de Gestão de SST: foco em fornecedores e contratantes

A implantação do Sistema de Gestão em SST, retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. Cada vez mais organizações se mostram preocupadas em demonstrar o seu compromisso com a Segurança e a Saúde no Trabalhador. Este é um tema crucial para a imagem corporativa. 

  

Os clientes e trabalhadores querem esta informação antecipadamente, de forma a assegurar que a sua Organização continuará a satisfazer as suas necessidades a curto e médio prazo. É um desafio, mas também uma oportunidade para as Organizações reduzirem riscos e assegurarem um ambiente de trabalho mais seguro. 

 

Atualmente as inspeções da superintendência regional do trabalho e demais órgãos de fiscalização em SST tem focado sua atenção nas empresas fornecedoras de serviços e mão de obra (qual foi a fonte desta atuação?), especialmente com as novas regulamentações de terceirização, bem como com as novas disposições das normas regulamentadoras e do e-social. 

 

Neste contexto a auditoria do sistema de gestão de SST torna-se uma aliada na gestão dos controles operacionais implantados e na eficácia deles, além de evidenciar os cuidados da empresa com as questões de Segurança, Saúde do Trabalho. A auditoria do Sistema de Gestão em SST, retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus trabalhadores e parceiros. 

 

Demonstrar o seu compromisso com a Segurança e a Saúde no Trabalho permite melhorar significativamente a eficácia das operações internas e, consequentemente, demonstrar maior confiabilidade dos seus processos e serviços perante a clientes e trabalhadores. 

 

Estas empresas terão maior probabilidade de possuírem melhores resultados de SST, reduzindo futuros custos e pendências trabalhistas com as empresas contratadas. 

 

Para que um Sistema de Gestão funcione é necessário a utilização da poderosa ferramenta de gestão, a Auditoria Interna, que quando implementada e acompanhada de forma correta é capaz de melhorar de forma significativa a gestão de segurança e saúde de uma organização. 

 

Além disso o registro e tratamento das não-conformidades com elaboração e implantação dos planos de ação, salvaguarda as empresas fornecedoras de serviços e suas contratadas de possíveis ações trabalhistas, multas e custos relacionados a acidentes e saúde do trabalhador. 

 

No cenário atual de terceirização, com as crescentes demandas dos requisitos legais, em especial as revisões das Normas Regulamentadoras e da implementação do e-social no Brasil, não é possível imaginar uma contratação, planejamento, precificação e gestão adequada de SST, sem uma análise apurada dos relatórios das auditorias realizadas, na busca de melhores resultados em segurança e saúde. 

CONTE COM O SESI 


O Sesi possui uma vasta experiência em processos de Auditorias desenvolvidas ao longo dos anos. e pode te ajudar neste processo a saber: 

 

- Suporte para realização das auditorias 

- Treinamento dos colaboradores em auditorias internas; 

- Elaboração do procedimento para auditorias; 

- Planejamento, consultoria e suporte aos auditores internos durante a realização das auditorias; 

- Acompanhamento das auditorias; 

- Realização das auditorias internas de SST com entrega do relatório final. 

 


Procure a unidade do SESI mais perto de você e solicite uma proposta de treinamento para a sua equipe, com foco em formação de auditores internos.